domingo, 10 de janeiro de 2010

Barragens do Rio Tejo

No curso médio-baixo:

As barragens construídas no curso médio-baixo constituem outro factor de alteração do regime hidrológico, dada a intensa regulação a que é sujeito o seu caudal. A retenção do rio é especialmente visível no troço que vai de Talavera de la Reina até à fronteira entre Espanha e Portugal, de aproximadamente 300 km.

Nesta parte, o rio segue através de uma sucessão de represas (Azután, Valdecañas, Torrejón-Tajo, Alcántara e Cedillo), que se vão ligando umas com as outras. Apenas no trajecto entre Azután e Valdecañas, o Tejo flui sem estar retido.

No curso baixo:

Neste curso existe 2 barragens:
  • Barragem de Fratel
  • Barragem de Belver
A Barragem de Fratel:A Barragem de Fratel está localizada no distrito de Portalegre, no limite com o distrito de Castelo Branco, na bacia hidrográfica do Tejo, no rio Tejo, em Portugal. A construção foi finalizada em 1973.
Possui uma altura de 43 m acima do terreno natural e uma cota de coroamento de 87 m. A capacidade instalada de produção de energia eléctrica é de 130 MW.
A albufeira da barragem submergiu uma boa parte dos núcleos de gravuras rupestres do Tejo e um troço do antigo muro de sirga do Tejo.

Barragem de Belver: A Barragem de Belver está localizada no distrito de Portalegre, na bacia hidrográfica do Tejo, no rio Tejo, em Portugal. A construção foi finalizada em 1952.
Possui uma altura de 30 m acima do terreno natural e um comprimento de coroamento de 327,5 m. A capacidade instalada de produção de energia eléctrica é de 80,7 MW.
A albufeira da barragem submergiu um troço do antigo muro de sirga do Tejo.


Fonte

Sem comentários:

Enviar um comentário