domingo, 10 de janeiro de 2010

Paisagem do Rio Tejo

A paisagem do Rio Tejo reveste-se de:

Sobreiros:
O Sobreiro em Portugal predomina a sul do rio Tejo nos terrenos arenosos da Península de Setúbal e Vale do Sado.

Azinheiras:

As azinheiras (Quercus ilex) são árvores que chegam a medir até 10 metros.
Actualmente em Espanha (Extremadura) cultivam-se nomeadamente pelos seus frutos, as bolotas que servem como alimento aos porcos para a produção do famoso "Jamón serrano" (presunto). Além disso também servem como alimento para o homem, comem-se torradas ou em forma de farinha, e pode-se fazer licor, que é a tipica bebida extremenha espanhola, conhecida mesmo como "O beijo extremenho". Os frutos também apresentam propriedades desinfectantes e, fervidos, são popularmente utilizados no tratamento de pequenas infecções.

Oliveiras:

São árvores baixas de tronco retorcido nativas da parte oriental do Mar Mediterrâneo. Dos seus frutos, as azeitonas, os homens aprenderam a extrair o azeite. Este óleo era empregado como unguento, combustível ou na alimentação, e por todas estas utilidades, tornou-se uma árvore venerada por diversos povos.

Pinheiros-Bravos:

O pinheiro-bravo é uma espécie de pinheiro originária do Velho Mundo, mais precisamente da região da Europa e Mediterrâneo.

Eucaliptos:

São árvores e ,em alguns raros casos, arbustos, nativas da Oceania, onde constituem, de longe o género dominante da flora. O género inclui mais de 700 espécies, quase todas originárias da Austrália.

Sem comentários:

Enviar um comentário